Menu horizontal

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vocalista da Tequila Baby compartilha experiências para ajudar a cultura local

Duda Calvin conversou sobre políticas públicas para cultura
Pouco mais de 10 pessoas participaram da conversa. (Divulgação)
Nota do editor: A página onde a foto estava hospedada no Facebook foi apagada. 
Antes de se apresentar com a Tequila Baby em Blumenau, o vocalista Duda Calvin se reuniu no último sábado (2) com jovens interessados sobre políticas públicas na área de cultura. Durante duas horas, o cantor falou sobre a trajetória da própria banda, da realidade da cena rock no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mostrando-se interessado na situação em Blumenau e região.

Duda Calvin contou que um projeto da Prefeitura de Porto Alegre incentivou a formação de bandas nos 1990. Além da Tequila Baby, Acústicos & Valvulados, Comunidade Nin-jitsu, Maria do Relento, Ultramen, entre outras tocavam em palcos ao ar livre espalhados pelos bairros da capital gaúcha. “As pessoas estão conversando e ouvem a banda. Podem não ligar, mas nas próximas vezes vão reconhecer o som e até gostar. É uma questão de insistência, quebrar pré-conceitos”, disse o frontman da Tequila Baby, comentando sobre festivais que misturam diferentes estilos. Outra maneira de a banda formar um público seria se apresentar em escolas. “A galera para para ouvir”.

Duda Calvin também citou exemplos utilizados nos “pampas” para a compra de equipamentos, gravação de material, entre outros investimentos nas bandas: linha de crédito oferecida pelo governo, financiamento coletivo (crowdfunding) e até coisas mais simples, como vender cerveja ou sanduíches. “No Rio Grande do Sul, o pessoal costuma alugar casas e fazer festas para arrecadar dinheiro”, disse.

Além disso, o vocalista da Tequila Baby destacou o Facebook como ferramenta de divulgação. A informação (mesmo falsa) se espalha rápido e as pessoas passaram a se atualizar pelas redes sociais, deixando de lado mídias tradicionais, como rádio, TV e jornais. Nesse sentido, Duda destacou a importância do planejamento de conteúdo para conquistar público e aumentar o alcance das postagens. Segundo o vocalista, a Tequila Baby tem feito um trabalho de engajamento no Facebook. Publicando fotos tiradas com fãs ao longo dos 20 anos de carreira, a banda multiplicou curtidas na página oficial.

Assim, toda essa organização ajudaria a resolver o problema de falta de renovação da cena. “A maioria das bandas que recebem os maiores cachês no Rio Grande do Sul surgiram nos anos 1990. 95% das que menos recebem pagam para tocar!”

Por fim, Duda explicou como as políticas públicas de cultura podem promover a cidadania. “Shows ao livre, por exemplo, são espaços de convivência onde as pessoas conversam sobre os problemas do seu bairro. Aí podem se organizar para exigir mudanças. Isso é fazer política.”

Acesse o blog toda sexta-feira e véspera de feriado para saber as opções de rock em Blumenau.

Convide seus amigos e compartilhe este post nas redes sociais.
Comente no final do texto também.

Um comentário: