Menu horizontal

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ajude uma banda de rock pedagógico a tocar em escolas carentes

Pré-Histórica se apresentou durante a edição de agosto
do festival Rock da Terra (Divulgação/Rádio Zero 80)
A banda Pré-Histórica (rock clássico com letras didáticas) está arrecadando dinheiro para realizar shows em escolas públicas sem condições financeiras. O objetivo da campanha de crowdfunding (ou financiamento coletivo) é atingir R$ 10 mil em doações até o dia 13 de setembro. O valor inclui compra de equipamento, pagamento dos músicos, compensação financeira por falta ao trabalho ou às aulas (saiba mais sobre a banda abaixo), custos com transporte e a comissão da plataforma Catarse. Em troca, os doadores terão seus nomes ou as marcas divulgados durante as apresentações, no site e nos perfis da banda nas redes sociais. Se a meta não for atingida, o dinheiro é devolvido.

“Nós pedimos dinheiro porque queremos manter o projeto, que não tem apoio financeiro de ninguém, para comprarmos o nosso som e não termos mais que alugar. Para tocar em qualquer colégio, sendo carente ou não, tenho que pedir folga de dois colégios. Os outros músicos têm de pedir folga da aula e nosso baixista também pede folga do trabalho. Só isso já gera um custo. A gasolina, o transporte, tudo isso gera mais custo e infelizmente não temos recursos para isso. A escola não paga nada. Quem paga é o apoiador que quer algo diferente na escola da sua comunidade. Quem é músico sabe que não existe o tocar de graça, tudo tem custo elevado. E é claro, penso na valorização do nosso músico, pois sem pagamento dos mesmos, não há projeto ou banda que aguente tocando de graça”, explica o vocalista, guitarrista e professor de História, Christian Machado. Contribua aqui.

Vocalista, guitarrista e professor de História, Christian Machado
pede apoio ao projeto da Pré-Histórica de tocar em escolas carentes.

A Pré-Histórica começou em 2010 quando Christian parou de utilizar paródias durante suas aulas. “Na maioria das vezes, o aluno acaba cantando a música original e esquece a letra da paródia. Com a melodia própria o aprendizado é muito mais fácil”, comenta o professor. O projeto solo se transformou em uma banda formada por Christian, alunos e ex-alunos, que desde 2012 toca em escolas, bares e festivais e já lançou um CD.

Para o músico licenciado pela Furb e mestrando em Educação, Leonardo Pavanello Junior, “não há duvidas de que a música é um importante instrumento de estímulos, motivação, alegria, equilíbrio e reflexão”. “O uso da música em sala de aula, além de tornar o ambiente de aprendizagem agradável e produtivo, faz com que os educandos possam se apropriar do conhecimento de forma muito mais eficaz. Portanto a música pode exercer papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, diminuindo a distância existente entre teoria e prática, facilitando a construção do conhecimento, buscando uma relação muito mais próxima entre educando e educador.”

Acesse o blog toda sexta-feira e véspera de feriado para saber as opções de rock em Blumenau.

Convide seus amigos, compartilhe este post nas redes sociais
comente no final do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário