Menu horizontal

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Banda Cäbränegrä, de Blumenau, concorre a prêmio de música independente

Cäbränegrä durante show no Festival Cidade, em São Paulo,
em 2019. (@ivimaigabugrimenko - Instagram)


A cerimônia de entrega do Prêmio Dynamite 2021 acontece no dia 29 de junho. Cerca de 400 trabalhos foram selecionados e concorrem em 19 categorias. Um deles é da Cäbränegrä, que disputa o troféu de “Melhor Lançamento de Punk ou Hardcore”. O vocalista falou com repórter Kunimund Krönke Junior sobre a participação da banda, o trabalho indicado e a experiência da gravação em São Paulo.

Formado por Brudo Reichert (vocal), Renan Evaristo (guitarra) e Roger Loss (bateria), o trio de grindcore começou em 2019, quando também lançou a demo com o mesmo nome da banda. Depois vieram os EPs “Abismo” (2020), que concorre ao prêmio de música independente, e “Aurora” (2021).

A gente nem se inscreveu, pra te dizer a verdade. Provavelmente foi o nosso manager e a gente acabou sendo selecionado”, revela Brudo. “Isso foi mó massa, tá ligado? Descobri inclusive por terceiros. Foi uma surpresa pra gente, ainda mais estar ao lado de tanta banda foda do cenário nacional. É gratificante”, comemora o vocalista da Cäbränegrä. (Assista ao vídeo abaixo)


O vocalista Brudo Reichert fala sobre a participação da banda Cäbränegrä
no Prêmio Dynamite 2021. (1:51)


As letras de sete das onze faixas do EP “Abismo” criticam a economia insustentável, quem se beneficia com ela enquanto outros sofrem, o negacionismo e os ataques à democracia, especialmente no Brasil. Todos esses problemas estariam causando a decadência da sociedade atual.

As outras quatro músicas são remixes. “Apesar de o som extremo ser ligado bastante ao punk/hardcore e ao metal, tem essa vertente do noise, do som industrial, eletrônico e tal. A gente gosta de explorar novas sonoridades fora daquele padrão de três caras numa banda, gravar e deu”, explica o vocalista da Cäbränegrä. Curiosamente, o primeiro álbum do mundo considerado como grindcore, “Scum” (1987), do Napalm Death, foi inspirado e até hoje inspira produtores de música eletrônica. “Nós três da banda gostamos, estamos direta e indiretamente envolvidos. Uma ideia nossa, mais pra frente, é lançar trabalhos propriamente de música eletrônica, explorando alguns ritmos.”


Apesar de não comentar sobre concorrentes para não influenciar na votação, André "Pomba" Cagni, criador do Prêmio Dynamite, diz que “é evidente que a banda vem adquirindo uma repercussão nacional e suas claras posições políticas e antifascistas, principalmente de postura contra esse desgoverno federal, merecem todo nosso aplauso”. Ele parece bem informado sobre a agenda do trio. Além de Blumenau, Jaraguá do Sul e Florianópolis, tocaram em Curitiba e São Paulo, onde depois foram gravados os EPs “Abismo” e “Aurora” no Family Mob, estúdio de Jean Dolabella, ex-baterista do Sepultura e atualmente no Ego Kill Talent.

“A gente curtiu pra caralho tramparcom eles, tanto que quis voltar”, conta Brudo, destacando a qualidade do som, a receptividade da equipe e a oportunidade de estar no mesmo lugar onde o Ratos de Porão e outras bandas estiveram. “Apesar de ser grindcore, barulho… a gente curte dar esse tratamento massa.” (Assista ao depoimento completo no vídeo)


A Cäbränegrä gravou os EPs  “Abismo” (2020) e “Aurora”(2021) no estúdio
do ex-baterista do Sepultura e atualmente no Ego Kill Talent. (2:23)

Recorde

Aproximadamente 500 trabalhos se inscreveram no Prêmio Dynamite 2021, o dobro de outras edições, segundo a organização. Para Pomba, o interesse aumentou por causa da repercussão do evento de 2020, quando foi transmitido pela primeira vez online. “Com a pandemia e sem shows, com mais tempo, muitos artistas e grupos optaram por compor e gravar material inédito”, analisa o também músico e produtor cultural.

Desde 2002, a revista Dynamite e depois o site Dynamite Online têm entregado os explosivos de mentirinha para as produções independentes de diversos estilos musicais mais votadas pelo público, incluindo eventos, casas de shows e mídia especializada. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela plataforma Cultura em Casa, misturando apresentações direto do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com lives e interatividade com os vencedores. Começa às 20h.


Compartilhe este post nas mídias sociais e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário