Menu horizontal

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Integração musical no COLMEIA faz bandas tocarem versões de outras participantes

COLMEIA oferece oportunidade para artistas independentes se apresentarem
ou exibirem suas obras no Teatro Carlos Gomes uma vez por ano.
(Foto: Luiz Guilherme Antonello/ Coletivo Lente Crua)
Um “enxame” de artistas chega para tomar o Teatro Carlos Gomes neste sábado e domingo (25 e 26 de agosto). A sétima edição do COLMEIA reúne música, teatro, dança, artes visuais, cinema, artesanato, literatura, culinária, entre outras manifestações artísticas. O evento é gratuito. O repórter Kunimund Krönke Junior conta as expectativas das bandas e da organização, as novidades de 2018, o rock além dos shows e como o coletivo funciona.

Segundo a organização, cerca de 15 mil pessoas circularam pelo COLMEIA em 2017 e a expectativa é que, pelo menos, esse público se repita este ano. Ao todo, são 143 atrações, entre elas 17 bandas e artistas, que se apresentam a partir das 9h de sábado. Três bandas de rock tocam pela primeira vez: às 13h30, Out Line abre a tarde do Salão Centenário com grunge. Mais tarde, às 17h30, Corvette 68 chega ao Pequeno Auditório com seu repertório de pop rock brasileiro dos anos 80 e composições próprias. No mesmo local, mas no domingo, a Plano Matiz mostra seu pop rock “ao vivo e a cores” às 18h. (Saiba quais bandas de rock tocarão no COLMEIA 2018 e quais as outras opções do estilo em Blumenau neste fim de semana.)


Outras novidades serão dois saraus diferentes acontecendo durante o evento e a criação do Grupo de Trabalho (GT) Eletrônica. O público também poderá assistir ao intercâmbio musical, em que 13 dos 17 bandas e artistas inscritos escolheram e tocarão uma música autoral de outros participantes do COLMEIA 2018. “O importante aqui é o compartilhamento de público nos shows e principalmente a interação entre as bandas, criando amizades, parcerias profissionais, etc“, publicou o cantor Xiristen no grupo do GT Música no Facebook.

Destaque para o peso que a banda de heavy metal Animus Ad Vindictam (AAV) dará para O Tetraedro, que mistura rock progressivo e psicodélico com música brasileira; o gingado que Max Bularque e grupo Sambossa Rio colocarão numa música da Unnatural (rock alternativo/punk rock/garage rock); e o quanto Xiristen & Solaris deixarão mais leve uma música da AAV. (Assista aos comentários no vídeo abaixo.)

A ideia do intercâmbio surgiu depois que o vocalista e guitarrista da AAV, Nano Henning, que também trabalha como produtor musical, gostou tanto da música de uma banda de punk rock que resolveu gravar sozinho um cover mais pesado. O baterista Sander Gautier os outros integrantes curtiram a versão e passaram a tocá-la nos shows. “Daí eu me toquei que essa ‘coisa’ é importante pra movimentar a cena local e quis muito levar isso para o COLMEIA”, conta Sander, que é um dos moderadores do GT Música. Inicialmente, a ideia era que fosse obrigatório para as bandas sem repertório todo autoral, mas se tornou uma espécie de "amigo secreto" envolvendo todas que quisessem participar. “Só de ver as reações já foi bem divertido”, lembra.


Além disso, será oferecida a oficina "Uma banda de seis cordas: criando versões acústicas de clássicos do rock com Paulo Germano ", domingo (26), às 10h30, na sala da Cia. Carona. Como parte do GT Cinema, serão exibidos alguns documentários sobre bandas e festivais no balcão do Grande Auditório, localizado no terceiro andar do teatro. Confira a lista abaixo.

Programação do GT Cinema inclui documentários sobre bandas
e festivais de rock. Confira os horários na página do COLMEIA.

Sobre o COLMEIA

Interessados em participar do evento devem aderir ao coletivo,
fazer a inscrição e participar das reuniões. (Divulgação)
O Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA) realiza desde 2012 um evento anual no Teatro Carlos Gomes para que artistas da região tenham oportunidade de se apresentar ou exibir suas obras em um dos espaços culturais mais tradicionais de Blumenau.

O teatro cede sua estrutura de graça aos artistas. Assim, o público não precisa pagar ingresso, mas pode deixar sua doação no “Chapelão” para ajudar na produção do próximo COLMEIA. “Acreditamos nisso como um ato de conscientização do público de que o artista é um trabalhador da arte, e que a arte é também uma área profissional”, diz a página oficial do coletivo e do evento no Facebook.

Para participar, é necessário pedir para entrar no grupo do Facebook e postar uma mensagem para confirmar. Depois da adesão, todos os interessados devem se inscrever. Essas etapas acontecem meses antes do evento, que exige a presença dos artistas ou representantes (no caso de bandas e grupos) em, pelo menos, metade das reuniões para que se conheça as propostas do coletivo e contribua voluntariamente com a organização.

O GT Música, por exemplo, considera também se pelo menos metade do repertório é autoral para dar prioridade na escolha de palco e horário por causa da quantidade de inscrições, limitação de espaço e tempo. “Não avaliamos de forma alguma o nível técnico, tempo de carreira ou estilo musical dos artistas”, afirma Sander Gautier, um dos moderadores. Além de bandas de vários subgêneros do rock, o COLMEIA reúne artistas de rap, música eletrônica (que se organizam em GTs separados), reggae, samba, MPB, folk, pop e o já tradicional grupo de maracatu Capivara.

Compartilhe este post nas redes sociais e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário